sábado, 26 de novembro de 2011

13 de Outubro! Dia do Fisioterapeuta!!!

Hoje vou fazer uma homenagem a todos os fisioterapeutas, inclusive eu no futuro próximo. Vou começar contando como surgiu a Fisioterapia.
Na antiguidade nos anos de 4.000 a.c á 385 d.c já se tinha uma preocupação com as diferenças incomodas (doenças), utilizando o sol, luz, calor, água, eletricidade, exercícios fisicos e massagem tudo isto para tentar eliminar essas diferenças. Em 1979 Shestack disse que na antiguidade já era utilizado a eletroterapia.
No entanto a fisioterapia teve um BUMMM na Segunda Guerra Mundial, com os soldados e as pessoas comum sendo mutiladas, e foi necessário que uma profissão que cuida especialmente da área de reabilitação, para que estes mutilados consigam se reabilitar e voltar um pouco ao que eram antes.
No Brasil a fisioterapia surgiu devido ao um surto de poliomeite em 1954, sendo necessária a reabilitação para as pessoas infectadas. Com isso surgiu a ABBR (Associação Brasileira Beneficente De Reabilitação).
Está é um pouco da história da Fisioterapia, existe muito mais coisas e muito mais descobertas.
Para terminar esta singela homenagem coloco uma Mensagem e uma Oração para todos os fisioterapeutas.

Mensagem:
Ser fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre elas, é manter expressão serena, mesmo com a alma desesperada, manter a mente quieta mesmo diante do desespero,ter um brilho no olhar mesmo quando não temos esse motivo, é transformar lágrimas em desabafo e ser humana para dar conforto.O coração estremece por muitas vezes cheio de emoções inexplicáveis, mas proporcionando o alívio dentro da alma, levando conforto para o coração e com nossa sabedoria poder proporcionar a reabilitação.Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão, é vencer o sentimento de onipotência que nós é erroneamente delegado, é reconhecer nossos próprios limites.Mas, acima de qualquer coisa, fazei Deus que nunca perca a capacidade de chorar e jamais esquecer que em minhas minhas mãos junto com sua mão existe o maior milagre"A vida".
Erika Alves Serrão

Oração:
Eu me dedico a Ti, ó Pai,
consagrando minha vida, minhas mãose minha técnica para que Tu mesmo ajasnas dores, nos traumas, no corpo do meu paciente.E dá-me o sentido mais vivode estar cooperando Contigona melhoria da qualidade de vida do mundo que me cerca,daquele que está aos meus cuidados.Fortalece minha fraqueza,e preenche minha necessidade de crescere compreender os outros.Faze peritas minhas mãos; dá-me um toque adequado,um ouvido amigo e um coração amável.Por Jesus, cujo toque afastava a dor,e Cujas mãos, que aliviaram vidas,foram presas na cruz por mim.Amém.

Oração:
“Senhor, eu sou fisioterapeuta.
Um dia, depois de anos de estudos, me entregaram um diploma, dizendo que eu estava oficialmente autorizado a reabilitar.
E eu jurei faze-lo. . .conscientemente.
Não é fácil, Senhor, não é nada fácil viver este juramento na rotina sempre repetida da vida de um fisioterapeuta:
avaliando. . .tratando. . .reavaliando. . .tratando. . .
acompanhando passo a passo a recuperação, às vezes lenta, dos pacientes. Contudo, Senhor, eu quero ser fisioterapeuta. . .
Alguém junto de alguém.
Não mecânico de uma engrenagem, mas gente reabilitando gente.
Que todo aquele que me procura em busca de cura física
encontre em mim algo mais que o profissional. . .
Que eu saiba parar para ouvi-lo. . .sentar junto ao seu leito par animá-lo. . . É muito importante, Senhor: que eu não perca a capacidade de chorar.
Que eu saiba ser fisioterapeuta. . .alguém junto de alguém. . .
Gente reabilitando gente, com a tua ajuda, Senhor.”






Informações retiradas de:
http://www.clinicacrm.com.br/
http://fisio-saude.blogspot.com/2008/08/inicio-da-fisioterapia-no-brasil.html
http://chakalat.sites.uol.com.br/fisiohist.htm
http://www.profala.com/artfisio20.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário